sábado, 7 de agosto de 2010

arroz com feijão

simples assim.

como fazer arroz? primeiro, refogue o tempero de sua preferência numa panela que tenha tampa. a tampa é importante! você pode optar pelo natural (cebola, alho e sal) até os mais industrializados. os que vem em pó geralmente não precisam refogar, só misturar com o arroz.
não sei o que é refogar... aqui no blog mesmo tem. logo ali embaixo, preguiçoso!
e depois? bom, não deixa queimar nada... depois que tiver fritado o tempero e misturado com o arroz (no caso dos temperos mais naturais) / misturado o arroz com o tempero (no caso dos temperos em pó), é só colocar água quente.
quanta água? a proporção é: 1 arroz, 2 águas. não precisa ser necessariamente uma xícara: pode ser um copo, etc. a cada x de arroz, 2x de água. simples.
e a água precisa estar quente? não, mas é melhor...

ok, sua panela está lá no fogão, cheia de arroz e água. tampe a panela, e espere. a água vai fervendo e indo embora, e depois de uns 10 minutos você pode conferir se ela evaporou toda. para isso, utilize alguma coisa para ver o fundo da panela: colher, garfo, tanto faz. quando estiver seco, apague o fogo, e tampe a panela por pelo menos mais 5 minutos. pronto!


e o feijão? eu não preciso de uma panela de pressão? precisa nada. isso é o que a indústria de panelas de pressão quer que você pense.
e preciso deixar de molho? de novo, é o que a indústria do feijão quer que você pense. é melhor deixar de molho ao menos por uma noite, porque demora menos para cozinhar. mas não é essencial.
fazer feijão é mais artístico do que arroz: você pode inventar mais.
como assim? você pode colocar quase todos os temperos que quiser!

então, vamos lá. coloque sua panela (de pressão? ótimo. não? sem crise, segue o jogo) no fogo, um pouco de azeite, manteiga, blá blá blá. coloque o seu tempero... e aqui vai uma lista de sugestões de temperos
- caldo knorr de praticamente qualquer coisa. tem um específico para feijão, tem de carne, costela...
- bacon. vende em cubinhos, 2 bandejinhas - que bastam para meio quilo de feijão.
- calabresa: existe até uma própria para colocar no feijão.
- cebola, alho, sal - o de sempre.
- e existem os temperos em pó. testei um novo recentemente, o "meu feijão", e é bom até.

mas e as quantidades? primeiro: vale mais a pena comprar 1kg de feijão. a diferença de preço dos pacotes de meio quilo é ridícula.
se você tem uma panela de pressão, ou uma panela grande, faça meio quilo. feijão pode congelar!
os temperos, pode colocar quanto quiser. quanto mais tempero, mais gostoso.

depois que seu tempero estiver feliz dentro da panela, coloque o feijão e mexa um pouco. em seguida, acrescente água, que nem precisa estar quente. se for uma panela de pressão, 2 dedos de água a mais do que o nível de feijão. senão, pode colocar mais uns um ou 2 dedos de água.

e o que acontece? a água vai ferver. nesse instante, abaixe o fogo. depois disso, deixe lá fervendo por pelo menos 45 minutos. de tempos em tempos, cheque o nível de água: garanta que a panela não seque. e experimente - o feijão ainda está duro? coloque mais um pouco de água e deixe fervendo mais.

para abrir a panela de pressão: levante o pino da tampa, a pressão vai sair, aí pode abrir.

se achar que o feijão está muito aguado, pode ferver mais um pouco: ele não vai virar uma papa por alguns minutos a mais fervendo... feijão demora a cozinhar. se estiver seco, mexa e coloque mais água. experimente de tempos em tempos.



viu? não é assim tão difícil. o feijão é mais chato, só, porque demora a ficar pronto. mas quando fica, você terá feijão por muito tempo.
o arroz aguenta no máximo uma semana na geladeira. o feijão aguenta pouco mais do que isso. ambos podem ser congelados, mas o arroz fica um pouco pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário