sexta-feira, 23 de julho de 2010

comprar carne

quando fui morar sozinho, tinha uma séria dificuldade para comprar carne. o que pedir? quanto custa? porque quando você mora sozinho, nem sempre sabe que 1kg de sabão em pó custa em torno de 5 reais.

então vamos ao que interessa, sem complicar muito.

importante! carne pode ser congelada. mas nada pode ser descongelado e congelado novamente. então faça (cozinhe) e congele (no caso de carne moída pode fazer, ou bolinho de carne, que um dia ensino a fazer)

carne moída: peça patinho, e para moer duas vezes. simples assim. é uma carne com baixo teor de gordura e faz bem.
fora que é fácil de fazer. é só refogar o tempero, a carne, e o que mais te apetecer... ovo, batata, etc. mas não vou ensinar a fazer tudo aqui, ok? o primeiro passo é comprar.

bife: pode fazer com filé mignon ou contra filé.
mas qual a diferença? filé mignon é mais caro. custa pelo menos 18 reais o quilo (se achar por menos do que isso, compre! é um ótimo preço!) mas é a melhor carne que tem. mal precisa limpar (o açougueiro faz pra você) e quase não tem gordura.
e o que pedir? filé mignon é uma peça de carne. não peça muito grande, se for só para você. em geral uma peça pequena pesa pouco mais de um quilo. e o formato é "de salsicha". o que quer dizer que você pode pedir que cortem medalhões* (corte normal**) ou bifes (que são cortados na diagonal). em casa, separe e embrulhe em papel filme. depende da sua fome... não adianta congelar tudo junto. um ou dois bifes, depende da sua fome.
para fazer, é só fritar com o seu tempero preferido. eu uso uma daquelas misturas de tempero pronto e fresco, daquelas que tem que guardar na geladeira. e coloco sal e pimenta do reino.

* medalhão é um corte alto de carne, e redondo. daí o nome. é um pouco mais sofisticado, então se você não souber como fazer, melhor pedir só bife, mesmo.
** normal: paralelo ao chão. a carne é cortada reta, então os medalhões são bem menores do que um bife, mas também muito mais grossos.

e o contra filé? é um pouco mais barato. custa pelo menos 14 reais, mas é mais fácil de achar uma promoção.
e o que pedir? não tem muita escolha. a peça de carne tem uma capa de gordura. peça para limpar um pouco o excesso, e cortar em bifes. mais finos ou mais altos, aí depende de você. frite normalmente (poxa, não leu ali em cima como que faz?), com a gordura, para manter o sabor.

dica extra: quando for fritar alguma carne, use UM POUCO de azeite extra virgem e a mesma quantidade de manteiga. é só um pedacinho de manteiga, mesmo. isso deixa a carne mais macia.


mas é só isso? você gosta de comer alguma coisa mais complicada? porque carne assada é gostoso, mas é mais difícil fazer. nesse caso, compre lagarto. é, tem uma carne chamada "lagarto", o açougueiro vai entender. enfim, se precisar de alguma dica extra sobre isso, é só escrever nos comentários.

boa sorte!

Um comentário:

  1. Muito boas suas dicas! Está de Parabéns.
    Estou dividindo apê com três meninas e eu sou a cozinheira da casa. rsrsrs
    Mês passado compramos patinho, mas não foi moído. Tive que fazer carne de panela direto. Realmente, muito chato e gasta mais gás.

    ResponderExcluir