quarta-feira, 28 de julho de 2010

e depois do começo...

... o que vier vai começar a ser o fim.

hoje teremos uma aula de culinária avançadíssima (é). não sei se vocês sabem quem é o Jamie Oliver, mas ele é um desses cozinheiros que tem um programa na televisão. e ele cozinha tudo em menos de 3 minutos. é impressionante como é rápido.

enfim, vamos lá, fazer carne moída.

o que quer dizer "refogar"? refogar é quando você esquenta óleo na panela e frita o tempero. depois de refogado o tempero, você pode começar a juntar as coisas na panela.

e o que você já ensinou até agora? que para refogar, é melhor usar azeite extravirgem (tem uns que são feitos pra cozinhar, tem até uma marca "cocinero", que é bem barata) com um pouquinho de manteiga. mas pode usar só óleo de cozinha, mesmo.
só isso? não. existem vários tipos de tempero prontos e de qualidade. alguns já vem até com sal e medida adequada (ex. 1 colher de sopa para cada xícara de arroz). facílimo!
e o que é o tempero? alho, cebola e sal. corte, pique, amasse. calma, eu explico.

o que fazer com o alho? se você for usar um monte de alho algum dia na vida e tiver planejado, deixe os dentes de alho na água (por pelo menos 30 minutos). a casca sai facilmente depois disso. você corta a parte de baixo, amassa (um pouquinho) com o lado da faca para tirar o óleo amargo do alho e tira a casca. depois pode usar o espremedor, ou picar com a faca.
e com a cebola? descasque. corte na metade. ao invés de cortar rodelas, corte um pouco no sentido da cabeça (ou do pé?) da cebola, dos dois lados: quando for cortar em rodelas, os quadradinhos já vão estar prontos. genial!
cuidado com o sal! evite usar um monte. uma colher de chá, aquela pequena, é o suficiente. se experimentar e achar pouco, pode usar mais.

beleza, vamos fazer.
compre carne moída (de patinho, moída duas vezes, veja posts anteriores). não ultrapasse meio quilo, pode congelar o que sobrar pra fazer futuramente, ou fazer tudo e congelar a carne moída pronta.

refogue tempero por um tempo, cuidado para o alho não queimar. enquanto ele ainda estiver branco, coloque a carne junto na panela, e vá mexendo.
o que colocar na carne? um pouco de sal, um pouco de pimenta do reino (aquela que vem com o moedor de plástico custa uns 10 reais, e a minha está lá em casa há anos. não estraga.) e um pouco de azeitona cortada em pedacinhos, se gostar. misture tudo dentro da panela, e vá mexendo. a carne, que é vermelha, vai ficando mais e mais escura e sequinha. a carne vai soltar água, que vai ferver e ir embora, e nessa hora está pronto!

exagerei no sal. e agora? calma. compre uma batata, lave, descasque e corte em cubinhos. ponha um pouco de água na panela (é, um pouco. meio copo americano, talvez pouco mais. não exagere!) com as batatas e a carne moída salgada demais. mexa, espere as batatas cozinhar, e experimente de novo. a batata come o sal da carne, e está tudo bem. passou.

dificuldade: 3 - não tem erro, é só esquentar as coisas na panela, sem segredo. você pode experimentar e ver se está gostoso. vai demorar um pouco: desde o tempero até o fim, pelo menos 45 minutos. evite fazer muito pouco; a carne moída aguenta na geladeira pelo menos 5 dias num potinho. e pode congelar depois de pronta, para comer em outra oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário